Eu sei que o objetivo deste blog é relatar nossas viagens como casal, mas como vim a Brasília a trabalho, sozinho, e descobri uma cidade fantástica, não poderia perder a chance. Eu não esperava nada de Brasília, a não ser uma cidade plana. Nas (poucas) horas vagas, e no final de semana, consegui dar uma volta, e ver a cidade e os pontos turísticos. Ela realmente me surpreendeu, no bom sentido!
Chegando ao centro piloto da cidade, logo percebe-se o fato de que a cidade foi inteira planejada. Existem setores das Embaixadas, dos Ministérios, dos comércios, dos restaurantes, dos hotéis, das escolas e das igrejas, etc.
As ruas, não são ruas, nem possuem nomes. Poucas avenidas possuem nome. São divididas por setores, super-quadras e blocos. E o número da casa. Chega a ser ridiculamente fácil achar um endereço. Na verdade, é um dos sistemas mais fáceis que ja vi, e olha que Manhattan é absurdamente fácil encontrar um endereço.
Em minha humilde opinião, existem vantagens nesse sistema: Ao escolher um hotel, estão todos próximos. O mesmo é valido para restaurantes, escolas infantis, comércios, e até igrejas.
Arquitetura
Para quem ja ouviu falar no tal do Oscar Niemeyer, pode imaginar que "meia" Brasília foi projetada por ele. Desde torres de televisão, catedrais, palácios, prédios até uma simples cadeira dentro do Planalto Central. Abaixo, algumas obras. As fotos não estão boas, desta vez, pois foram tiradas com uma camera vagabunda de celular. Me perdoem, não esquecerei jamais minha camera.
A Ponte JK, uma das ultimas obras de Niemeyer, e uma de suas preferidas. As pessoas aproveitam os dias de sol para nadaram, andar de Caiaque, Stand-up, Jet-Ski ou mesmo tomar um solzinho, e tomar um côco, ja que o mar esta meio longe....
Para aqueles que não tem a menor idéia do que são cada prédio acima, mantenham a calma, detalharei os mais importantes, suas funções e quem trabalha ou mora em cada um deles.
Abaixo, algumas fotos da plana Brasília, vista de vários pontos da cidade.
Vista geral do Eixo Monumental, com o Congresso/Senado ao fundo, os Ministérios ao fundo e aos lados, e as duas avenidas principais.
Setor Hoteleiro Sul
Ao centro, Centro de Convenções, com o estádio Mané Garrincha à direita
Estádio Mané Garrincha, onde ocorreram alguns jogos durante a Copa do Mundo de 2014
Vista para a Torre de Televisão, uma das obras de Niemeyer.
O Jardim central, presente em várias fotos, chama-se Eixo Monumental. Atrás do Setor Hoteleiro Sul, encontra-se a Asa Sul. À frente dele, a Asa Norte (em referência ao formato de um avião da cidade.
Mais fotos e fatos, no próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário