terça-feira, 9 de junho de 2015

Troca da Bandeira Nacional

Uma vez por mês, a maior bandeira Nacional é trocada, no primeiro domingo do mês. Quem realizam a troca são as Forças Armadas. Este mês, Junho de 2015, foi a Marinha, pois em 11 de Junho comemora-se a vitória sobre a Batalha Naval do Riachuelo. Clique no link para maiores detalhes. A cerimônia é bem bonita, com uma hora de duração. Ah, já mencionei que há tiros de canhão durante o hasteamento?


A maior bandeira Brasileira possui 286 metros quadrados de área, e esta hasteada a 110 metros de altura. Esta presente no Guinness Book como a maior bandeira hasteada do mundo. Não precisa de muito para saber que não é nem um pouco fácil hasteá-la.

A cerimônia começa pontualmente às 08:45h, na Praça dos 3 poderes. Devido à minha excessiva lerdeza, demorei algumas horas para poder entender o porque deste nome. Tal praça localiza-se entre o Congresso - Poder Legislativo, o Palácio do Planalto - Poder Executivo, e a Suprema Corte - Poder Judiciário. Os 3 palácios foram construídos em um formato de triângulo, de tal forma que de qualquer um deles pode-se ver os outros dois. E os 3 foram construídos de vidro, para "haver transparência" no Brasil. Não preciso comentar nada sobre isso.

Abaixo, os principais elementos existentes na Praça.


Monumento "Os Candangos", em homenagem aos contrutores de Brasília (Candangos)


Panteão da Pátria


Supremo Tribunal Federal


(A Justiça é cega)


Planalto Central


Congresso / Senado


Antes de comentar sobre a cerimônia, uma rápida explicação:

  1. Congresso: Onde trabalham os Deputados Federais (prato para cima) e os Senadores (prato para baixo). As torres gêmeas são escritórios auxiliares;
  2. Supremo Tribunal Federal: Onde as piores coisas são Julgadas (tipo o Mensalão), e onde são julgadas as últimas instâncias;
  3. Planalto Central: Escritório do(a) Presidente(a);


A cerimônia começa com um desfile dos marinheiros, fuzileiros navais e da banda da Marinha. No centro deles, um "cara com patente alta" entra marchando carregando a bandeira.










Após a entrada, um blá blá blá como sempre. Mostram os maravilhosos feitos da Marinha, mencionam os "Generais de 10 Estrelas" ("que ficam atrás da mesa com o c* na mão") exaltam as autoridades presentes, e uma meia hora depois, começa o hasteamento. Que é o mais legal.






Eu pensava que primeiramente desceria a hasteada, e posteriormente subiria a nova, mas não. Primeiro sobe a nova, e depois desce a segunda. O motivo é simples e óbvio: o país não pode ficar sem a bandeira hasteada. Eu me pergunto em que situação a bandeira não estaria la. Guerra?

Ah, um detalhe. Vários marinheiros estavam fazendo a guarda, e consegui conversar um bom tempo com um deles, e ele me explicou bastante coisa. Quantas pessoas precisam para subir a bandeira? 15 marinheiros, mais ou menos. De leve...




O mais legal foi ouvir os tiros de canhão. Nunca tinha ouvido antes. Pelo vídeo do celular não da para se ter uma idéia muito clara da força do barulho.

No final, outros Generais de 10 estrelas estavam deixando o palanque principal, com direito a motorista, milhares de continências e até segurança particular.






Nenhum comentário:

Postar um comentário