quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cesaréia

Eu não sabia o que foi Cesaréia, não tinha nem idéia. Apenas sabia que o livro de Atos do Apóstolos, na Bíblia, menciona esse nome. Descobrimos que Cesaréia fica a caminho de Haifa, ao norte de Israel. Então, paramos la para conhecer. Valeu a pena.




Cesaréia foi fundada por Herodes, após este descobrir uma cidade a beira-mar muito bonita, com abundância de vento, e decidiu construir um porto ali. Sim, é o mesmo Herodes que quis matar Jesus, quando soube que um novo Rei tinha nascido.

Desde a sua fundação, Cesaréia foi, como tudo por aqui, destruída e re-construida. Com a ascensão do Império Romano, Herodes construiu este porto em homenagem ao César, e construiu um palácio à Roma.



Ao redor do ano 300, o Império Bizantino tomou conta do lugar, destruiu tudo, e construiu uma igreja exatamente no mesmo lugar do templo dedicado à Roma.

Então, quando os Otomanos dominaram o local, por volta do ano 600, destruíram tudo e construíram tudo de novo, inclusive uma mesquita, no mesmo lugar onde era o templo à Roma e a Igreja Bizantina.

Então, vieram os cruzado, no século 12. Como ja esperado, ao conquistarem o local, e expulsar os Otomanos, destruíram tudo e construíram uma igreja no local onde era a mesquita, que fora uma igreja bizantina, e que originalmente era um templo à Roma.

A história não acaba por aí. Ainda veio outro povo, os Mamelucos, e destruíram por completo. O que se vê hoje, é então uma mistura de tudo isso, com restos de todas as eras.

Abaixo, a foto do local onde era a base do templo/igreja bizantina/mesquita/igreja


O portão dos cruzados, encontra-se abaixo. Eles construíram um muro ao redor da cidade, quando dominaram-na, no século 12.



Detalhe dos arcos de pedra


Detalhes do mosaicos, da era Bizantina




Abaixo, os aquedutos, que levavam água para a cidade. Boa parte da estrutura encontra-se de pé, até hoje.






Mais detalhes dos mosaicos bizantinos


Ruinas do hipódromo, ondo ocorriam corridas de cavalos, como mostrado no filme Ben Hur


Teatro de arena. Ele foi reconstruído recentemente, para ser utilizado no verão. Vários concertos ocorrem aqui.



Palácio de Herodes. Em todas as construções feitas por ele, sempre haviam palácios.


Vista da entrada principal do porto. No centro da foto, à esquerda, vê-se uma parte dele. Realmente é a melhor parte do parque: a vista magnífica para o Mar Mediterrâneo!





Vista da base do antigo Farol de Cesareia



Onde a onda esta quebrando, eram as bases da muralha do porto. Essas bases foram levadas flutuando até o local desejado, e então preenchidas com umas pedras vulcânicas, trazidas de Pompéia, na Itália. Esse material, em contato com a agua salgada, tornava-se um cimento, e afundava a base, tornando-a imóvel e segura para construir um muro por cima. Bem, esta aí a 2 mil anos, com todas essas ondas. É, realmente é estável mesmo.




Mesquita da Bosnia, que sobrou de pé.


Claro, no meio de tanta coisa antiga, um pouco de tecnologia não faz mal a ninguém :)


Para maiores informações sobre Cesareia, visite

Um comentário:

  1. Olá,

    Gostei muito do seu relato sobre cesaréia. Estou indo para lá na proxima semana. Você saberia me dizer como chegar a Cesareia saindo de Haifa? Estarei em Haifa por 2 dias.

    Daniel

    ResponderExcluir