No norte de Israel, existe um lago não muito grande. Possui 29km de extensão, por no máximo 9km de largura. De qualquer ponto dele, consegue-se ver tudo em volta. É um lago, claro que de agua doce, que é regado ao norte pelo Rio Jordão, e ao sul continua com o mesmo, até desembocar no Mar Morto, algumas centenas de quilômetros depois. Este seria mais um dos milhares de lagos que existem no mundo, se não tivesse acontecido algo importante neste lago. Jesus passou boa parte da sua vida ao redor dele.
Mar da Galiléia
Ao redor do lago, chamado Mar da Galiléia, ou Kinneret, em Hebraico, existe um pequeno porto, onde existem barcos turísticos, como escunas, pessoas pescando e muitos restaurantes. Desde a época de Jesus, o mar é muito conhecido por possuir muitos peixes. E até hoje, percebe-se claramente isso. É enorme a quantidade de peixes.
O outro lado do lago, conforme visto abaixo, ainda pertence à Israel, mas poucos quilômetros atras das montanhas, já é a Síria.
Vale a pena notar, que o Rio Jordão sai do Mar da Galiléia e vai para o Mar morto, pois este esta a 211m abaixo do nível do mar, e aquele a 400m abaixo do nível do mar.
Nascer do sol no lago
Tiberíades
Na Bíblia também cita uma cidade ao redor do lago, que se chama Tiberíades, ou Tibérias, como é chamada hoje. É uma cidade um tanto quanto religiosa, pois dentre outras coisas, abriga o túmulo de Maimônedes (ou Rambam), que foi um filósofo Judeu, no século 12, nascido na Espanha. Seu trabalho mais conhecido é o Guia Dos Perplexos, que foi escrito em letras arábicas, mas em Hebraico.Cafarnaum
Cafarnaum é outra cidade onde Jesus viveu uma boa parte do período entre seus 30 e 33 anos. Hoje, é uma vila pequena, que possui somente ruínas, e uma igreja Católica, construída sobre as ruínas, do que é suposto ser a casa de Pedro.Rio Jordão
Não se sabe bem ao certo o local em que Jesus foi batizado, mas se sabe que foi por essa região. Então, o governo criou um local turístico, onde muitas pessoas vem até ali para se batizarem no Rio Jordão. A entrada é gratuita, e o batismo também, mas claro, para utilizar os banheiros, ducha e trocadores, paga.
A infra-estrutura é bem bonita e bem feita. Acesso à caldeirastes e idosos. O que assusta um pouco é a quantidade de peixes que existe no local, mas caso não tenha medo de peixes, sem problema.
Todos esses lugares, visitamos em uma manhã. Tinhamos reservado 3 noites em Tibérias, então as outras duas ficamos apenas descançando no hotel, pois realmente (infelizmente) não tem muito o que ver nesses lugares, e são pequenos. Existem mais lugares mais ao norte para se visitar, mas acabou não dando tempo. Vinte e luto dias não foi suficiente em Israel :)
Terminamos aqui nossa jornada de quase um mês por Israel, e esperamos retornar, pois realmente valeu a pena! Caso você esteja lendo este blog, e deseja realizar uma viagem a Israel, e tem alguma dúvida, pode entrar em contato comigo, que ajudarei com prazer!
Bom dia, tem uma foto linda do mar da galileia, gostaria de usa-la. Posso baixar ?
ResponderExcluirObrigado
Muito bom gostei muito obrigado
ResponderExcluir