domingo, 22 de novembro de 2015

Parque Nacional de Yosemite

Após visitarmos o Parque Nacional das Sequoias, subimos de carro até o Parque Nacional do Yosemite. Um parque belíssimo, que eu não imaginava existir. Como tínhamos pouco tempo - apenas meio dia, ou um pouco mais do que meio-dia - fomos na área turística mais famosa (e mais fácil de se chegar): O Vale de Yosemite


Apesar de parecer uma imagem sobreposta na outra, essa foto é real, e única, e sem nenhum tratamento. Como estávamos contra-luz, foi utilizado flash, o que dá essa impressão. E sim, o lugar é simplesmente lindo!


Antes de falar do Vale, farei uma introdução ao Parque. Ele possui uma área de mais de 3 mil km quadrados, e faz fronteira com o estado de Nevada, à leste e com o Parque Nacional das Sequoias ao sul. Possui altitudes entre 600m e 4000m.

Assim como o Sequoia, paga-se U$25,00 de entrada por carro, e tem validade por 7 dias. Existem hotéis, posto de gasolina, mercado, área de camping de barraca, área de camping de motor-home (trailer) , área de escaladas, cachoeiras, e outras coisas.




Repare na foto acima. Da entrada do parque até o Vale do Yosemite, são 35 milhas. Uns 45 minutos, mais ou menos, de carro, dentro do parque.


Demos a sorte de pegar o Outono, e as cores são incríveis!















Chegando finalmente ao Vale, a vista é impressionante. À esquerda, tem-se uma formação rochosa imponente, chamada El Capitan. Àqueles que possuem um computador Mac, esse é o nome da versão 10.11, atualmente a ultima disponível.


Ao fundo, levemente à esquerda, encontra-se a formação rochosa chamada Half Dome.






Descendo em direção ao Vale, passa-se pelo meio da floresta, em uma estrada belíssima, de uma mão só.  Para retornar, volta-se por outra estrada.



vista frontal do El Capitan



Uma das inúmeras cachoeiras do parque (para uma lista um pouco mais precisa, veja a Wikipedia do parque aqui). A foto abaixo não ficou boa, pois o foco ficou na planta, e não na cachoeira. A pressa é inimiga da perfeição, de verdade.











No fundo do Vale, tem-se uma bela vista. Ao fundo, a maior cachoeira do parque: a Yosemite Falls. Com 739m de queda de água, proveniente única e exclusivamente de água de degelo, é a maior queda d'agua da América do Norte, e a terceira maior do mundo. Aos exploradores de plantão, consegue-se sim subir até o topo, ou até o meio, mais ou menos. Tanto pela pedra quanto por trilha. Esse parque é um prato cheio para quem gosta de esporte radical.









Demos sorte que o dia estava colaborando com as fotos!






Abaixo, a formação rochosa chamada de Half Dome



A foto abaixo possui uma curiosidade. A esquerda inferior da mesma, possui uma placa, indicando que dia 2 de Janeiro de 1997, houve uma cheia muito forte no parque, e a água chegou nessa altura, indicada pela placa, às 23:00h. A placa esta a mais ou menos 1m70cm.



O contraste das cores do outono, com os pinheiros ainda bem verdes, e as rochas cinzentas, formam um leque de cores, que são excelentes para as câmeras fotográficas!


A Yosemite Falls vista de outro ângulo, da entrada da trilha que leva à sua base. Não fomos por falta de tempo.




Apesar do Vale do Yosemite ser apenas 1% do parque, é a parte mais visitada. Não sei se pela beleza, ou pela facilidade de acesso (estávamos o tempo todo de carro. Apenas parávamos para tirar fotos) ou por ambos, mas, com certeza, àqueles que desejam um pouco de aventura, tem para todos os gostos. Ah, eu mencionei que existem muitos ursos soltos no parque, e que até as lixeiras contém proteção para o urso não roubar lixo?

Não se preocupe, eles não costumam aparecer muito. Mas, aparecem, de vez em quando.

Mais informações, no site em ingles do parque,

http://www.yosemite.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário