quinta-feira, 26 de novembro de 2015

San Francisco

Para aqueles que conhecem bem a costa leste americana, como New York, Washington D.C., ou então a região centro-leste, como Chicago, percebe-se que existe um padrão de cidade: megalópoles que são separadas em periferia e região central, e esta é bem marcada pela presença de altos prédios. A arquitetura costuma ser bem moderna, com prédios não-quadrados e de vidro. A periferia é formada majoritariamente por casas e/ou baixos apartamentos, de 2 ou 3 andares. Tudo bem diferenciado, e tudo muito plano. San Francisco é bem diferente: Quase não é plana, e existe um continuum entre periferia, região central e litoral.




Não é apenas San Francisco que é diferente. A California, no geral, é diferente. É um estado onde as pessoas são majoritariamente mais magras do que o resto dos Estados Unidos, mais fitness. Encontra-se mais facilmente alimentos mais light, restaurantes não tão gordurosos, e muito mais pessoas utilizam transportes alternativos, como carro-elétrico, bicicleta e até mesmo motos.

É uma série de fatores que contribuem para isso: clima mais ameno, litoral, perfil de moradores e legado histórico. Vale lembrar o leitor que anteriormente, a Califórnia era um estado Mexicano, e não há muito tempo se tornou parte dos Estados Unidos.

Vale lembrar também que a Califórnia é território grandes eventos sísmicos, e constantemente terremotos atingem o estado. Por isso, não se encontram grandes edifícios nas cidades. São um ou outro. As casas, são quase todas de madeira, compensado mesmo, e coberto com dry wall.



Para quem gosta de video game, ja passaram por San Francisco, jogando GTA, Driver, etc, e para que, gosta de filmes, ja viram tal cidade em filmes como o antigo Um Corpo que Cai ou na nova animação da Pixar, Divertida Mente (Inside Out).

Sim, as ruas são em formato de tobogã, daqueles que os carros "decolam"




o bondinho, chamado cable-car, tem o turístico (o da foto) e o usado normalmente como transporte. O turístico, é caro. Por volta de U$100 e não sei quanto tempo.



Faltou dizer que, no geral, a Califórnia é muito mais arborizada, em minha impressão, do que o resto dos estados. Parece que existe uma preocupação com natureza. Ou com a estética que a mesma produz, não importa muito, mas existe uma concentração maior de jardins, plantas e arvores nas regiões centrais, comparando-se à outros locais.






A arquitetura da cidade segue meio que um padrão para as casas. Um estilo bem simpático.



vista da ponte Bay-Bridge, cujo tráfego é dividido em dois andares: um andar vai e o outro volta.






A rua abaixo é conhecida como Lombard Street. Ela é bem conhecida como sendo uma das únicas ruas do mundo do gênero


ela é cheia de curvas. Para aqueles que viram o "divertidamente", a foto abaixo é do filme/animação:


e abaixo, na vida real. A coloração esta um pouco diferente, pois ele foi desenhado, para a animação, "no verão", e fomos no final do outono. As hortênsias ja haviam morrido...








a rua, é publica. Qualquer um pode descer por ela. Pessoas moram nas laterais, e não são casas simples não. Para quem quer subir, existem duas escadas, uma em cada lateral. E la fomos nós...




é...para uma grávida, não é fácil não....







do alto da rua, tem-se uma vista muito bonita, inclusive, do mar





Abaixo, mais algumas fotos das ruas da cidade...



as casas, como dito anteriormente, seguem meio que um padrão




Para os amantes de chocolate, a Ghirardelli é originária de San Francisco, e abaixo, a primeira sede da fábrica de chocolate. É um quarteirão inteiro, onde existem muitas lojas, inclusive, a Ghirardelli e o café Ghirardelli.




Finalmente, fomos visitar, um pouco, a tão famosa Golden Gate. Conforme o leitor ja deve ter percebido, gosto de arquiteturas e de pontes. Os cabos em forma de catenária, que vão do topo da coluna maior até o centro da ponte, não é um cabo. É um tubo, contendo mais de 27 mil cabos!




Um detalhe da coluna principal


e do topo da mesma




Traduzindo: Cada cabo possui: 2331.7m, diâmetro de 92.4cm, 27572 cabos (fios), sendo um total de 128km de cabos, e pesa 22 mil toneladas. Para uma ponte que construída na década de 30, impressionante!


 Mais fotos das ruas




abaixo, os jardins do The Palace of Fine Arts






abaixo, finalmente, os jardins do De Young Museum. Um museu de arte moderna.








No próximo post, detalharei um pouco sobre Alcatraz, a prisão-ilha, e o Pier 39, que é um simpático lugar de restaurantes e lojas. Até la!


Nenhum comentário:

Postar um comentário