sexta-feira, 14 de março de 2014

As 4 Sinagogas Sefaraditas


Existem várias "classificações" de judeus. Os dois tipos mais conhecidas, e mais comuns sãos os Ashkenazitas - provenientes do leste europeu, e Sefaraditas - provenientes da Península Ibérica (Sefarad, em Hebraico).



Em 1267, Rambam (famoso rabino e comentarista da bíblia espanhol) chegou em Jerusalem e ajudou a fundar uma sinagoga, que hoje é chamada de Sinagoga de Rambam. Em 1586, a cidade estava sob o governo turco, e alegou que o lugar da sinagoga era antigamente território de uma mesquita, então,  desocupou, até poucos mais de cem anos, onde ela foi restaurada.

Então, as comunidades judaicas da cidade viram-se obrigadas a se separar. Sefaraditas e Ashkenazis se separaram, sendo que os primeiros se estabeleceram à poucas quadras dali. Além disso, em 1492, os Judeus foram expulsos da Península Ibérica,  e muitos vieram para a cidade. Então, a população Sefaradita aumentou consideravelmente.

Quatro sinagogas foram então erguidas, coladas umas às outras. Como o governo turco não permitia erguer nenhuma casa religiosa maior que a mesquita ao redor, as sinagogas foram construídas três metros abaixo do nível da rua, para assim conseguir a altitude necessária. As sinagogas estão conectadas entre si, de forma que parecem ser uma.

Durante a guerra da independencia, foram severamente danificadas, durante um bombardeio, mas foram posteriormente restauradas. Abaixo, algumas fotos.















Nenhum comentário:

Postar um comentário