quinta-feira, 20 de março de 2014

Universidade Hebraica de Jerusalém e arredores

A Universidade Hebraica de Jerusalém possui três campi em Jerusalém e um em outra cidade. Fomos visitar o campus de Ein Kerem (ou Ein Karem).

Esse campus fica afastado do centro da cidade, e Ein Kerem é considerado um distrito de Jerusalém, e não a cidade propriamente dita. Pegamos o ônibus 19 e ficamos nele por uma hora, até desembarcarmos dentro da Universidade


A região da Universidade é bem montanhosa, com muito verde, mesmo após o inverno. Fora de Jerusalém, Israel contém muitas montanhas, vales e montes. O local fica próximo ao Yad Vashem, mas morro abaixo.





É no campus Ein Kerem que fica a Faculdade de Medicina (foto que contém o tubo cinza e a flor vermelha), e claro, o Hospital Escola internacionalmente conhecido, Hadassah.




Abaixo, a entrada principal do Hadassah.



A primeira vez que ouvi falar desse hospital foi no começo de 2013, quando chegou até meu email um video feito lá. Um grupo de 40 estudantes da Academia de Jerusalém de Musica e Dança tocaram a Valsa das Flores, de Tchaikovsky, de surpresa. Isso é chamado Flash Mob, na linguagem da internet. Abaixo, o vídeo. Emocionante!

Dentro do hospital, é bem bonito. A recepção principal, como mostrado no video acima, é bem amplo, iluminado.


Mas a parte mais interessante de tudo isso, e foi o que nos motivou a visita a esse lugar, foi a Sinagoga do Hospital. Ela por si, não tem nada de mais, exceto pelos vitrais: foram pintados por Marc Chagall.

Ao todo, são 12 vitrais, dispostos em um quadrado. Representam as 12 tribos de Israel. Cada vitral, uma história e uma representação.














Ja no bairro de Ein Kerem, fomos comer em um restaurante. É uma região famosa pelo seu charme.




Para maiores detalhes sobre a Universidade Hebraica de Jerusalém, Hadassah e sobre os Vitrais de Chagall, visite os sites (em inglês)

2 comentários: