sexta-feira, 14 de março de 2014

Oskar Schindler

Ja mostrei aqui a foto da árvore plantada por Oskar e Emilie Schindler, no Yad Vashem, como reconhecimento do Governo de Israel aos não-judeus por terem arriscado a própria vida para salvar judeus durante a Segunda Guerra.

Após a guerra, Schindler morou em alguns países por aí, e recebia uma pensão vitalícia do Governo Israelense, como forma de agradecimento pelos feitos. Morreu pobre e sozinho. Um dos únicos desejos que ele tinha, era de ser enterrado em Israel. Por não ser judeu, não poderia ser enterrado em um cemitério judaico, então, foi enterrado no Monte Sião, perto do Portão de Sião, no Cemitério Católico.

Abaixo, as fotos dos arredores do Cemitério





Finalmente, o local onde foi enterrado Schindler, e o local onde Steven Spielberg finou a cena final do filme "A Lista de Schindler", onde os sobreviventes aparecem de mãos dadas com os respectivos atores, colocando uma pedra no túmulo.


Assim como coloca-se flores nos túmulos, os judeus colocam pedras, pois a pedra não estraga, não morre, e não apodrece, e simboliza que aquela pessoa não foi esquecida, assim como uma pedra não murcha. As pedras que estão sob o túmulo hoje, não duvido que foram àquelas colocadas pelos sobreviventes, em 1992, quando Spielberg filmou aqui.

Um comentário:

  1. Linda está estória. Essa alma com absoluta certeza está ao lado de Deus.

    ResponderExcluir