Os Cristãos expulsaram os Judeus se sua própria terra, os Cristãos mudaram os tempos e a Lei, os Cristãos mataram muitos em nome de Jesus, os Cristãos torturaram, perseguiram e proibiram qualquer outra crença, que não fosse a "cristã", e os Cristãos originaram o que chamamos hoje de anti-semitismo. Mas, por outro lado, foram eles que carregaram, bem ou mau, o nome de Jesus até aqui. Aqui pude compreender tudo isso. Ja havia estudado antes de vir aqui, mas aqui tudo faz sentido.
Ver a beleza de Jerusalém e ver o que os Cristãos fizeram com ela, e com os Judeus e com os Muçulmanos (sim, estes também foram perseguidos pelos Cristãos, e muito. Lembra das Cruzadas?), me faz refletir em tudo isso. Israel não é somente um país de turismo, mas acima de tudo, um país onde refletimos sobre a vida.
Não é porque não compartilho dessa fé, que não vou conhecer os pontos importantes dela. Caso contrário, não poderia contar essa rica experiência. Então, já que tinha tempo, e chovia muito hoje, resolvemos ir visitar a Igreja do Santo Sepulcro, para ver a imponência da Igreja.
Apesar de estar localizada no Bairro Muçulmano, ao chegar perto, pelas ruas da Cidade Velha, percebe-se rapidamente que esta em território cristão, pois os comerciantes nas ruas vendem tudo quanto é tipo, tamanho e forma de cruz, relicários, crucifixo, imagens, etc.
Virando à esquerda, tem-se a entrada para a praça da igreja. Apenas um portão. Chegando na praça, vê-se a impressionante catedral que existe ali. Percebe-se que a construção é bem antiga, pelo estilo arquitetônico. E de fato é.
Após o imperador Romano Constantino se converter ao cristianismo, no século 4, sua mãe visitou Jerusalem, e identificou um local como sendo supostamente onde Cristo morreu e foi crucificado. Então, mandou construir uma igreja ali. Tal igreja já foi severamente danificada, diversa vezes, e reconstruída. E ainda encontra-se em manutenção. Mas percebe-se pela estrutura, que é antiga mesmo.
Esta ultima foto acima, foi tirada ja de dentro da igreja.
Ao entrar nela, encontra-se uma pedra, de comprimento e largura de um colchão de solteiro. Sobre ela, várias velas penduradas. Acredita-se que essa foi a pedra que colocaram o corpo de Jesus após morrer, para embalsama-lo. É chamada de Pedra da Unção. Muitos peregrinos ajoelham-se e beijam a pedra. Na parede, ao fundo, uma bela pintura. Aliás, a igreja esta cercada de belos quadros. É o que mais gosto nas igrejas!
Entrando então à esquerda, e depois a direita, entra-se no saguão chamado Anastasis, nome grego para Ressurreição. É um saguão alto, cujo topo é aberto, com um vidro, para entrada de luz natural, o que o torna bem bonito e impressionante. No centro do saguão, uma pequena capela, onde acredita-se que Jesus foi sepultado. Uma fila de turistas e peregrinos (e curiosos, como nós) formava-se ao lado, para entrar nela.
Todas as fotos foram tiradas sem flash, por isso podem estar um pouco tremida. Evitei ao máximo :)
Entrando na capela, apenas uma pedra, cheio de velas.
Ao redor da capela, existem outras grandes salas, como a sala da crucifixão, local onde acredita-se ter sido erguida a cruz de Cristo
A sala onde estaria a Verdadeira Cruz (Vera Cruz, sem foto), e outras capelas. Abaixo, mais algumas fotos que consegui tirar. A grande quantidade de gente, e a fumaça grande de incenso não me permitiram ficar por muito tempo :)
Mais informações sobre a Igreja do Santo Sepulcro, podem ser encontradas nos seguintes site:
- http://en.wikipedia.org/wiki/Church_of_the_Holy_Sepulchre
- http://www.churchoftheholysepulchre.net
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Sepulcro
Nenhum comentário:
Postar um comentário