segunda-feira, 17 de março de 2014

Cidade de Davi

Ao suleste do Muro das Lamentações, fora da Cidade Velha, existe um sítio arqueológico chamado de Cidade de Davi. Ali encontram-se escavações em andamento, e uma parte já escavada.

O nome Cidade de Davi vem da Bíblia, e referencias a ele podem ser encontradas no livros de II Samuel, Salmos e nas profecias de Jeremias.


Resumindo a história, quando Davi comprou a cidade de Jerusalem, dos Jebuseus, ali era o local. Mais tarde que foi "transferida" um pouco ao noroeste. Então, construiu a sede do reino naquele lugar, que ficou conhecido como Cidade de Davi. A cidade, era sobre o Monte Tsion (Sião). Este, também foi "transferido de lugar", para um pouco ao oeste e levemente ao norte.

Na cidade, Davi construí, por exemplo, seu palácio. Não resta mais nada do palácio hoje em dia, pelo menos nada que tenha sido encontrado até hoje. Existe uma suspeita de que uma grande pedra encontrada, seja remanescente do Palácio



Existem mais coisas além do que o local do palácio de Davi. Existiam casas, comércios, e tudo o que existia em uma cidade. Estamos falando de 2700 anos atrás.



No centro da foto encontra-se uma pedra, solta, com um furo no meio. Ali era um banheiro. É o banheiro mais antigo que se tem relato.

Após algumas ruínas, como estas, chega-se ao ponto mais baixo da Cidade de Davi, que é o Vale do Cedron. Neste vale, encontra-se a Fonte de Giom. É a principal fonte de água de Jerusalem antiga. A partir dessa fonte, três dutos levavam a agua à cidade. Dentre eles, o Tunel de Ezequias, cuja visita pode ser feita, mas com a água até a cintura. Como estava frio, o guia foi pelo túnel seco, então, não entramos nele, infelizmente.

Pela parte seca, onde hoje não ha mais água, nota-se a tremenda capacidade que ha 3500 anos se construía um túnel no meio da rocha.






Além dos Tunel de Ezequias, existem o Canal de Warren e o Canal Médio da Idade do Bronze. Este ultimo não esta aberto ao público, ainda.

O Canal de Waren, abaixo, é um canal extremamente íngreme, descoberto por Sir Charles Waren, no inicio do século 20.



No final dele, a passagem é bem estreita, chegando a 60cm entre uma parede e outra.


Hoje em dia, somente um dos 3 túneis carrega água, que é o Túnel de Ezequias.

Após a saída dos túneis, encontra-se bem próximo dali o tanque de Siloé, onde em João 9:11 Jesus cura um cego de nascença.


O tanque fica à esquerda inferior, na foto abaixo.


Como estou escrevendo sobre Davi, vale a pena mencionar sobre a morte dele. A Bíblia relata que ele foi enterrado na Cidade de Davi. Então, fomos visitar o túmulo. 

é considerado um lugar de respeito, e necessário utilizar kipá (solideu) para entrar. Existe uma sinagoga no interior. Durante 1948 a 1967, quando a cidade velha estava sob domínio Jordaniano, os Judeus iam orar no túmulo de Davi, já que não tinham acesso ao Muro das Lamentações.

Chegando próximo ao local, uma escultura do Rei Davi



o local do túmulo, foi atribuído no século 11, como um local possível para o túmulo. O que verse abaixo, é um túmulo de pedra sem nenhum corpo dentro. O local é fora de Cidade de Davi, bem próximo ao Muro.


Antes da sala do túmulo (acima), existe uma pequena sinagoga (abaixo)


Para maiores detalhes sobre a Cidade de Davi, veja os links abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário