sábado, 29 de março de 2014

Tel Aviv

Tel Aviv não é a capital de Israel, por mais incrível que pareça. A capital é Jerusalém, tanto política quanto religiosa. O parlamento fica lá (Knesset), mas muitas coisas ficam em Tel Aviv, como, por exemplo, muitas embaixadas, sede de alguns ministérios, sede da IDF (Israeli Defense Force, o exército de Israel), etc.

Passamos duas noites lá. Tiramos muitas fotos, e aqui compartilho um pouco da nossa experiência, e alguns fatos sobre essa linda cidade.



Tel Aviv possui pouco mais de 405 mil habitantes, portanto, para os padrões brasileiros, não é uma cidade grande. Possui grande parte na costa do Mar Mediterrâneo, o que a torna particularmente agradável, com uma brisa constante vinda do mar, que toma conta da cidade.

A arquitetura da cidade foi o que mais me chamou a atenção. Pelo fato de ser uma cidade nova - fundada em 1909 - possui prédios altos, com um design arrojado, porém não escandalosos.







Claro que grande parte dos prédios bonitos e arrojados estão na orla, mas, conforme visto acima, muitos prédios desses estão no centro da cidade.

A cidade possui tudo o que uma grande cidade tem para oferecer. Por ser uma cidade secular, não é divicil encontrar algum estabelecimento comercial aberto no sábado, mas, são poucos. Mesmo sendo uma cidade não-religiosa, todos os shoppings fecham, estacionamento publico é gratuito, a quantidade de carros na rua diminui e a quantidade de pessoas na praia também diminui.

Mas aqui se encontra, procurando um pouco, comidas que a maioria das pessoas gostam, como camarão, frutos do mar, etc. Essas coisas, não sei se são encontradas em Jerusalém.

A cidade possui uma vida, digamos, secular, muito agitada. Possui vários bares, cafés, restaurantes, comunidade gay, vida noturna, pessoas tatuadas até o pescoço, etc.


Existe uma cidade vizinha, chamada Old Yaffo, ou Velha Jaffa. É uma das cidades antigas, que possui algumas ruínas e mais coisas velhas para se ver. 









Uma das partes que mais gosto das viagens, são as que conheço pessoas diferentes, com culturas diferentes. Conhecemos hoje, uma senhora da Bulgária, com 86 anos que parece ter 60. Ela mora em Israel desde 1949, e não fala português nem Inglês, somente Hebraico, mas a comunicação com ela foi perfeita: ela fala Ladino. 


Ladino é uma lingua falada pelos Judeus Sefaraditas, que vieram da Espanha e Portugal. O Ladino, é praticamente um Espanhol com algumas palavras misturadas com Hebraico, ou, alguma coisa assim. O que importa, é que é praticamente espanhol. Eu já havia lido algo a respeito sobre o Ladino, assim como o Yidish, mas nunca havia conhecido alguém. O mais engraçado, é que enquanto ela nos falava que falava Ladino, uma outra senhora, no mesmo parque, perguntou quem falava Ladino, e então começou a conversar com ela. Bom, quer dizer que não deve ser tão raro assim encontrar pessoas que ainda sabem a lingua :)

Mas o mais bonito para mim, de Tel Aviv, é sem dúvida o Mar Mediterrâneo. A água é clara, de tonalidade marcante, horizonte visível e não cheio de fumaça ou poluído. Ao contrário do litoral de São Paulo, que possui várias montanhas e ilhas perto da orla, em Tel Aviv a orla é plana, sem montanhas, e um vasto mar aberto.















Nenhum comentário:

Postar um comentário