quarta-feira, 26 de março de 2014

Massada

Massada ou Masada foi uma fortaleza judaica que foi invadida no ano 73 depois de Cristo pelos Romanos, após quase 2 anos de tentativa. Sim, demoraram 2 anos para conseguir invadir e destruir o local. Na foto abaixo, Massada fica no topo da montanha central. Digamos que é meio complicado chegar la, mesmo hoje em dia (claro, sem contar o teleférico)




Como visto acima, o lugar é diferente dos arredores. Não é conectado por nenhum outro monte, tornando assim essa "pedra" completamente isolada. Por possuir uma inclinação considerável, isso mantinha o povo seguro.

Chegamos ao local 05:30h da manhã, com o sol ainda querendo nascer. Nosso objetivo era chegar ao topo ainda escuro, mas por uma questão de sono não conseguimos acordar antes. Ainda por cima, o teleférico só abre às 08:00h. Então, fomos caminhar.



Então começamos a subir. Ainda bem que chegamos cedo, pois subir esse tanto, com o sol do deserto, não iria ser possível. Ah, esquecemos de levar água :)



Logo no começo, duas cadelas, pertencentes ao parque (estavam com coleira e com coleira anti-pulga), abanaram o rabo para a gente. Estavamos sem comida ou bebida. Mesmo assim, decidiram nos seguir. E foram até o topo. Ok, sem problemas, temos companhia!



Um ponto para descansar, com bancos e sombra. Sim, a infra-estrutura para turistas é muito boa.


E continuamos subindo...






Uma hora de caminhada dura, chegamos ao topo. Suando em bica. Era 07:00h da manhã, ainda.

Entrando em Massada, tem-se basicamente ruínas. Em alguns lugares mais outros menos. Tem-se casas de banho, piscinas, reservatórios, mikvehs (locais para banho de purificação, como um rito), palácios, torres de vigia e casa.







O mar morto fica a 400m abaixo do nível do mar, e Massada a 400m acima do mar. Estamos portanto, a 800m de distância, aproximadamente, do chão. É realmente alto.













O reservatório de água, comporta 40.000 metros cúbicos de água, ou seja, 40 milhões de litros de água. A sistema de captura e armazenamento de água de Massada realmente era o maior feito deles.



No lugar de um dos palácios, foi contraído um palácio Bizantino após a destruição, por volta do século 4, e ainda restam pedaços dos mosaicos





A rampa na esquerda da foto (sim, eu poderia centralizá-la na foto, mas quis pegar as rochas da direita também) é a rampa que foi construída pelos romanos. Assim, eles conseguiram chegar ao topo, pelo lado mais fácil, e dominar a cidade. Ao chegar la, todos exceto dois, dos 960 habitantes, estavam mortos. Tinham se suicidado.



A sinagoga do local. Na parede ao fundo, existe uma sinagoga de verdade. Essa abaixo, era da época do Segundo Templo.


As três fotos abaixo são do Palácio de Herodes, que ele construiu na fortaleza. Deveria ser muito luxuoso. Servia como ponto de observação para o Mar-Morto também.






Para descer, não agüentávamos mais. 4 horas caminhando, sendo 1 de subida, e 3 andando nas pedras. Pagamos para descer no bondinho mesmo. Em 3 minutos, estávamos em solo.



Para maiores detalhes sobre o Parque de Massada, visite

Nenhum comentário:

Postar um comentário