sexta-feira, 28 de março de 2014

Petra (Jordânia)


A relação entre a Jordânia e Israel nem sempre foi boa. Foram os jordanianos que atacaram Israel, no que deu origem à chamada Guerra do Yom Kippur. Mas o rei anterior estabeleceu a paz entre os dois países, e ele tinha boas relações com o país, até a sua morte, em meados dos anos 90, onde até alguns Israelenses choraram a sua morte. Seu filho, o atual rei, mantém as relações boas com Israel. Então, não ha problema em ir la, a partir de Israel.
Apesar da Jordania fazer fronteira com Israel desde o norte do país até o sul, são poucos os lugares onde se pode cruza-la. Aqui descobri algo bobo, mas interessante. O rio que separa os dois países possui o mesmo nome do país de la: O Rio Jordão (Jordan River) separa Israel e a Jordânia (Jordan), de norte ao sul.

A fronteira mais próxima de Petra, é chamada Fronteira Yitzhak Rabin, localizada em Eilat. Essa é a cidade mais ao sul de Israel, que faz divisa com o Egito, ao Oeste a Jordânia, ao Leste. Brasileiros podem cruzar a fronteira sem problemas, apenas pagando uma taxa de U$65 dólares no local, que compreende um valor para deixar Israel, e outro para entrar em Israel.





Existe uma zona livre, no lado Israelense, depois uma zona livre Jordaniana e depois a Jordânia. Precisamos fazer o controle de saída de Israel (barraram um Canadense, que estava no nosso ônibus), depois a imigração na Jordânia, e depois entramos no ônibus abaixo, já na Jordânia (Cidade de Aqaba).

Pegamos um pacote no hotel mesmo, em Eilat, pagando U$195 por pessoa, incluindo o transporte, guia e almoço. Ainda tivemos que pagar os U$65 na fronteira, então, sai uns U$160 por pessoa. Vale a pena. Veja o post e as fotos, e tire suas próprias conclusões.




Saindo da fronteira, entramos em Aqaba, que é a única cidade portuária da Jordânia. Essa cidade é uma zona livre de imposto, para incentivar a exportação/importação, através do porto. O final de semana na Jordânia é Sexta e Sábado, portanto, quinta-feira de noite, começa o agito na cidade, onde as pessoas vem da Jordânia toda para comprar as coisas ali.

Saindo de Aqaba, encaramos duas horas de rodovia, até chegar em Petra. Para variar, só deserto.


Descobri que Petra é uma cidade até hoje, além da cidade antiga. É tipicamente uma vila do desenho do Aladin.





Mas, vamos ao que interessa. A cidade vive em função do Parque de Petra. Este, foi eleito em 2007 como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, e é Patrimônio Histórico da Humanidade, pela UNESCO. Foi nesse lugar que foi filmado Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida.


As rochas são basicamente de arenito (sandstone), que é muito mole, facilitando a escavação. Petra remonta de uns dois mil anos atrás, sendo uma civilização pagã que morava ali, mas depois vieram os Romanos, depois os Otomanos, e toda aquela história que a gente já conhece.

Petra hoje tem um quarto do tamanho original. Os outros três quartos caíram em ruína, devido à um terremoto, entre 1800 e 1900. O que restou hoje, é uma mistura dos lugares originais, do que os romanos fizeram, os otomanos, etc.


Para os aventureiros, podem escolher (pagando) descer de cavalo, camelo ou charrete











As diferentes cores nas pedras são diferentes minerais. O vermelho, é ferro.






Esse é o cartão postal de Petra, que é a Casa do Tesouro. Ao contrário do que eu pensava, não é um templo. Ele foi escavado em uma só rocha, à mão, e de cima para baixo. Repare nas alterais, que existem pequenos furos, sequenciais. Eram ali que os escultores se apoiavam.





Abaixo, alguns detalhes da Casa do Tesouro






Simpático :)



As pessoas habitavam em cavernas aqui, mas as cavernas superiores, quase sempre eram as tumbas, como pode-se ver nas fotos na seqüência.












Tumba dos reis


Diferentes cores nas pedras: vários minerais






Esse é o Templo :)



Depois de ver tudo isso, fico imaginando o que Paulo quis dizer em 1 Corintios 2:9

"Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam."

Se meus olhos ja veem coisas nessa terra, feitas por mãos humanas, que para mim eram inimagináveis, imagino no céu então....

Para maiores informações sobre Petra, consulte o site

Nenhum comentário:

Postar um comentário