segunda-feira, 24 de março de 2014

Mar-Morto

Saindo de Jerusalém, alugamos um caro e pegamos a estrada 1, em direção ao Mar-Morto. Cerca de 60km depois, chegando la, virando a direita, tomamos a rodovia 90, e seguimos por mais uns 50km até Ein Bokek (alternativas: En Bokek, En Boqeq e Ein Boqeq), que é um lugar onde ficam os Hotéis e Resorts no Mar-Morto. Não é uma cidade, não é nada, mas tem tudo. Estranho, não é?



A estrada é muito bonita. De repente, começa o deserto. A paisagem é muito diferente do que eu estava acostumado.













Ficamos no Hotel Oasis Dead-Sea, que é um Hotel/Spa mid-class. Não é muito luxuoso, mas foi um dos mais baratos que encontramos la. Fica de frente para o Mar.

Aliás, para aqueles que não sabem, o Mar-Morto não é um mar. É um lago, mas um lago salgado. O nome em hebraico significa "mar de sal", muitas vezes mencionado na Bíblia. Ele divide Israel e Jordania, e possui no máximo 18km de largura, 80km de comprimento e 200m de profundidade. A concentração de sal é cerca de 30g a 35g por 100ml de água, ou seja, mais de 10 vezes superior do que um mar normal.

Essa quantidade enorme de sal na agua , o torna muito interessante. Excetuando o fato de ser extremamente perigoso para os olhos e feridas abertas. Tive a curiosidade de experimentar: molhando o dedo na água, e lambendo-o depois. É tão salgado, que chega a ser amargo, e até dói. Por conta disso, existem muitas duchas publicas, disponíveis para os turistas se lavarem do sal.

Com esse sal, consegue-se boiar muito facilmente. Eu nunca consegui boiar na minha vida, em nenhum mar, piscina, lago, etc. Então, tinha a curiosidade de saber se aqui boiaria. É, não tem como não boiar. Consigo boiar até mesmo de pé, onde não mais mais pé. O corpo fica parado e boiando. Bem estranho



É uma sensação bem estranha, pois a agua realmente "puxa" a gente para cima. É mais difícil ficar co o corpo na vertical, pois naturalmente, a agua nos puxa na horizontal.

Além do lance do sal, tem uma tal de lama super ultra mega master curativa de todos os males. Exageros a parte, é uma lama muito boa para a pele, sei la o porque. Ja que estamos aqui, porque não um full-experience?


Sei la, para mim, não adiantou muita coisa. Mas valeu a experiência :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário