Existem algumas coisas interessantes para se ver no Monte. Aliás, oliveira é o que menos tem lá, ironicamente. Existem várias igrejas, mosteiros, e claro, cemitérios.
Existem cemitérios cristãos e Judaicos, sendo a maioria deles, incrivelmente, judaicos. Digo incrivelmente, pois atualmente, o Monte das Oliveiras é domínio Muçulmano, porém de livre acesso a judeus.
No topo do Monte, existem dois lugares para o mesmo propósito: o lugar da ascensão de Jesus ao céu. Um muçulmano e outro (cristão) Ortodoxo Russo. Abaixo, a capela muçulmana da ascensão
e o lugar onde, supostamente, existe uma pegada de Jesus
Saindo da capela e descendo em direção ao mirante, tem-se uma vista espetacular de Jerusalém, pelo lado oriental
Abaixo o portão dourado, ou, Golden Gate. Por aqui que, de acordo com a tradição, virá o Messias. Então, quando os Muçulmanos tomaram a cidade, a primeira coisa que fizeram, claro, foi fechar esse portão, e criar um cemitério pelo lado de fora, para garantir que nenhum Judeu entre por ali. Tarde de mais...
"A localização do Monte das Oliveiras é importante no Antigo Testamento, pois Zacarias afirma que o Messias virá de Jerusalém a partir dali «Então sairá Jeová, e pelejará contra essas nações, como quando pelejou no dia da batalha. Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte de Oliveiras será fendido pelo meio para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale mui grande; uma metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade para o sul.» (Zacarias 14:3-4)}}"
Referencia tirada da Wikipedia
Acredita-se que foi por essa porta que Jesus entrou, durante a "Entrada Triunfal em Jerusalém", no chamado "Domingo de Ramos"
Abaixo, fotos em detalhes das muralhas orientais de Jerusalém.
E existe um mirante principal, em que pode-se tirar excelentes fotos da cidade. A foto abaixo, pode parecer repetida, mas foi tirada do lado exatamente oposto daquela tirada no post A Tore de David.
Os Tsukahara Minzon em Jerusalém :)
Descendo o monte, encontra-se primeiramente o Túmulo dos Profetas, contendo o corpo dos profetas Zacarias, Malaquias e Ageu, e 47 discípulos destes, totalizando 50 corpos ao todo.
A tumba foi escavada manualmente, na pedra, e percebe-se que é realmente antigo. O local é datado de 1 a 3 séculos a.c.
Entrada da Tumba
Saguão principal da Tumba, cada buraco no chão é uma tumba.
Descendo mais um pouco, tem-se uma bela visão da Golden Gate e da Cúpula Dourada
Chega-se então ao famoso Jardim do Getsêmani. Hoje, é um jardim composto por oliveiras, que, de acordo com um estudo realizado, tais oliveiras estão entre as mais antigas do mundo, datando do século 10.
e finalmente, no topo do Monte, o Túmulo de Maria. Para algumas religiões, Maria morreu, e em outras, após a morte foi ressurrecta e levada aos céus. De qualquer forma, existe uma capela onde dizem que ela foi enterrada.
Logo ao chegar, como sempre, percebe-se que é um lugar realmente muito antigo. Desce-se uma escada longa até chegar ao fundo da capela, que possui a forma de cruz.
Ao final da escada, à esquerda, um altar. Reparem no teto, decorado com candelabros no estilo Ortodoxo Russo.
à direita, o local do Túmulo
dentro da pequena capela, uma pedra onde supostamente tem o túmulo
Existem mais coisas para se ver no Monte, como a Igreja de Maria Madalena, que é uma igreja Russa, mas estava fechada
Para finalizar, uma foto de uma azeitona preta na árvore. Claro que experimentei. É amarga pra caramba, e parece um pouco um mirtilo (blueberry) devido à cor roxa. Mas tem um after-taste de azeite :)
Maiores referências podem ser encontradas em
- http://en.wikipedia.org/wiki/Golden_Gate_(Jerusalem)
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Entrada_triunfal_em_Jerusalém
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Getsêmani
- http://www.abc.net.au/news/2012-10-20/jerusalem-olive-trees-among-oldest-in-world/4324342
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Santa_Maria_Madalena_(Jerusalém)
Nenhum comentário:
Postar um comentário